Page Nav

HIDE
HIDE

Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Popular Posts

Breaking News

latest

Recepcionista que negou tirar tranças afro a mando da chefe vai receber indenização de R$ 30 mil

Caso aconteceu em Nova Lima, Minas Gerais. Funcionária foi constrangida por pelo menos duas pessoas ligadas à gestão da clínica Uma mulher n...

Caso aconteceu em Nova Lima, Minas Gerais. Funcionária foi constrangida por pelo menos duas pessoas ligadas à gestão da clínica


Uma mulher negra que trabalhava como recepcionista numa clínica médica em Nova Lima, Minas Gerais, ouviu da própria coordenadora que suas tranças afro não se enquadravam no padrão estético de “boa imagem institucional” que a empresa exigia. Por se recusar a remover as tranças a mando da gestão e mesmo depois de sofrer mais constrangimentos — dessa vez, pela consultora de moda da clínica —, a mulher foi demitida sem justa causa. Meses depois, a ex-funcionária ganhou na Justiça o direito de ser indenizada por danos morais no valor de R$ 30 mil.

A decisão foi do juiz Henrique Macedo de Oliveira, da 2ª Vara do Trabalho de Nova Lima. Na análise do processo, o magistrado teve acesso a ligações telefônicas feitas pela consultora de moda à ex-recepcionista. Nas chamadas, dentre outras frases, a consultora disse:

“A pessoa pode ter o estilo que ela quiser, mas, a partir do momento que ela tem um trabalho e o trabalho dela tem o dress code corporativo formal, ela precisa se enquadrar nisso ou então não tem como ela trabalhar”.

“Não dá para você trabalhar com ele, fica muito informal mesmo, sabe, tem até uns penteados, alguns cortes de cabelo, que, de fato, é dress code de empresa muito casual, muito informal, não se enquadra tipo em banco, clínica médica, essas coisas (...)”.

A consultora chegou a comparar a trança afro da ex-funcionária ao uso de um uniforme.

“Quando te dou a opção de se enquadrar no dress code da minha empresa, te dou uniforme, não te dou? Da mesma forma, eu vou mandar uma pessoa aí para te ensinar como que o seu cabelo tem que tá adequado para o dress code corporativo da empresa”.

Nenhum comentário